Olá malta, espero encontrar todos animados para mais um conteúdo que pode mudar sua forma de ver e perceber o mundo dentro e fora de ti!
Se estás a acompanhar os nossos artigos anteriores já deves ter percebido que estamos a falar aqui de ciência e que de facto é possível conhecer sua mente através da leitura de seu corpo, pois ele é como se fosse uma impressão 3D de sua mente.
Na busca por resolver os problemas que surgem no dia a dia, muitas vezes acabamos por não gostar ou não perceber nossas próprias atitudes diante dos acontecimentos, mas à medida que conhecemos nossos traços de caracteres é possível desvendar muito a respeito de nós mesmos.
Sendo assim vamos logo a isto, a fim de descobrir mais sobre estes cinco traços de caracteres, em que idade se formam, qual formato aparece no corpo, além é claro do principal, conhecer suas dores e seus recursos.
Anteriormente já introduzi que os traços de caracteres formam-se através da mielinização do nosso sistema nervoso central, é como se os “fios condutores” das sinapses em nosso cérebro e na coluna estivessem “desencapados” e, na medida em que vão recebendo esta “cobertura” (a bainha de mielina), nosso corpo tem novas experiências sensoriais que são consequentemente registradas em nossa memória.
São estas sensações e memórias que, dependendo de como são vivenciadas, moldam a mente e, consequentemente, o corpo, determinando como agiremos e reagiremos a tudo que vai se passar em nossas vidas dali em diante.
Sim, é determinante! E neste sentido podes continuar a “lutar consigo mesmo” pois és como és, ou podes escolher aprender como és de facto e a viver bem com isso, fazendo o melhor proveito possível de como funciona, isso chama-se amor próprio, respeito próprio e aceitação.
Quero salientar aqui que não estou a falar de uma aceitação passiva, aquela em que até reconheço coisas que me desagradam ou me fazem mal mas não faço nada para me sentir melhor. Estou a falar de uma aceitação onde reconheces e respeitas sua forma de funcionar, enquanto aprende a fazer o melhor dentro da sua forma de ser. Vamos falar mais disso nos próximos artigos, continua a nos acompanhar para não perder nada.
São cinco os traços de caracteres, e consequentemente cinco fases do desenvolvimento infantil que dão “ignição” à formação dos mesmos, mas antes preciso relembrar que os nomes de cada traço não tem relação com aquilo que aprendemos nos filmes ou na internet, estes foram mantidos fiéis ao nomes dados por seus descobridores, podes entender melhor lendo o artigo “Impressão 3D – Ciência e Descoberta”. Vamos a isto:
Ficha técnica dos traços:
Esquizóide
Período de formação: Gestação (intrauterino e primeiro mês)
Região da Mielinização: Cérebro
Dor Existencial: Rejeição
Recurso: Imaginação
Formato do corpo: Retângulo em pé
Oral
Período de formação: Amamentação (primeiro ano de vida)
Região da Mielinização: Cervical
Dor Existencial: Abandono
Recurso: Comunicação
Formato do corpo: Arredondado
Psicopata
Período de formação: Primeiros passos (1 a 2,5 anos)
Região da Mielinização: Torácica
Dor Existencial: Manipulação
Recurso: Negociação
Formato do corpo: Um triângulo invertido
Masoquista
Período de formação: Desfralde (2,5 a 3,5 anos)
Região da Mielinização: Lombar
Dor Existencial: Humilhação
Recurso: Consolidação
Formato do corpo: Quadrado
Rígido
Período de formação: Início da sexualidade (3,5 a 5 anos)
Região da Mielinização: Sacral
Dor Existencial: Exclusão
Recurso: Execução
Formato do corpo: Delicado e harmônico
No próximo artigo vamos aprofundar mais um bocadinho sobre cada um dos traços, o intuito é que possamos conhecer aos poucos cada traço de caracter, chegando à aplicação prática deste conhecimento no seu dia a dia. Para isso podes também me acompanhar pelo Instagram e Facebook.
Até a próxima com muita ciência e leveza!
Clara Schuhli