No artigo anterior “Teu corpo explica tuas atitudes”, vimos que nosso cérebro já nasce pronto, mas que durante as primeira infância o sistema nervoso central ainda está em formação através da mielinização.
Nestas primeiras conversas quero deixar-te tranquilo, pois todo o conhecimento descrito aqui é baseado no conhecimento científico, por isso quero explicar-lhe de onde tudo isso vem, olhando do ponto de vista das ciências humanas e não apenas das ciências biológicas.
A base deste conhecimento está nos conhecimentos de:
- Sigmund Freud
- Wilhelm Reich
- Alexander Lowen
No entanto, infelizmente eles não tiveram tempo suficiente para aprofundar ainda mais seus conhecimentos, mas as contribuições que trouxeram para a psicologia moderna foram muito importantes porque servem de base para a evolução científica.
O conhecimento destes estudiosos contribuiu para que “O Corpo Explica”, através de muito estudo, desenvolvesse uma ferramenta capaz de medir a intensidade dos traços de caracteres em uma pessoa, o que lhe permite descobrir quem realmente é, a partir do momento que conhece quais são as predominâncias de seus traços.
Agora que ficou claro que aqui estamos a falar de ciência, lembremo-nos que na primeira infância ocorre o que costumo chamar de “impressão 3D” do nosso corpo, mas qual é o “código fonte” utilizado nessa impressão? A mielinização do sistema nervoso central! Ela é a responsável por moldar nossas atitudes (a mente) e o nosso corpo, este processo ocorre em cinco etapas do desenvolvimento, vou falar delas nos próximos artigos.
Assim, quando a análise corporal de alguém é feita, somos capazes de dizer que tipo de mente ela tem e contar-lhe todos os segredos escondidos por trás dos problemas que têm passando ao longo da sua vida.
Quando falamos de leitura, vem logo à nossa mente um livro, palavras, frases, uma comunicação qualquer que seja escrita, um código linguístico correto? Pode ser um livro, um bilhete, um anúncio ou até mesmo e-book.
No caso da análise corporal, a leitura é feita através dos traços de caracteres, os mesmos estabelecidos por Alexander Lowen no passado, que sistematizou de maneira clara quais eram os traços de caracteres e como se formavam, sendo assim, até mesmo os nomes dos traços que foram estabelecidos naquela altura são os mesmos utilizados até hoje. Por isso então não te assuste com eles, está bem?
Os traços de caracteres são:
- Esquizoide
- Oral
- Masoquista
- Psicopata
- Rígido
Como já referi, cada traço de caracter é formado em uma fase do desenvolvimento da mielinização no sistema nervoso central e, todas as pessoas passam pelo processo de formação de cada um dos traços. Eles representam a essência de cada pessoa, permitindo através da análise corporal – leitura corporal – a compreensão do tipo de mente que a pessoa possui, bem como de suas dores e seus recursos, os seus “super poderes”.
Devido todos nós passarmos pelo processo de formação de cada um dos cinco traços, somos essencialmente o resultado da união de todos eles, o que nos diferencia uns dos outros é a intensidade de cada traço em cada pessoa. Ou seja, Alguns serão mais Esquizóides, outros mais Orais e outros podem até ser igualmente intensos em dois ou três traços ao mesmo tempo e menos nos demais, por isso a importância de conversar com um analista especializado nesta leitura corporal.
A partir da análise, a pessoa tem a clareza de confirmar se a leitura está correta ao olhar para sua própria história de vida, aclarando muitos porquês que durante anos tem governado suas atitudes sem se aperceber disso.
Nos próximos artigos pretendo trazer-lhes mais esclarecimentos a respeito de cada traço de caracter, o seu funcionamento, o formato que mostra em seu corpo, as suas dores e os seus recursos, pois como dizem os fundadores do O Corpo Explica: “há um lado mau de ser assim, mas é possível entender e aprender qual é o lado bom de ser assim”, pois “somos quem precisamos ser”.
Até a próxima com muita ciência e leveza!
Clara Schuhli