Olá malta,
Hoje vou relatar um bocadinho mais sobre os traços de caracteres, vamos a isto:
Traço de carácter Esquizóide:
Pessoas com pico maior de esquizoidia costumam fechar-se no próprio mundo interno, parece ser um mundo paralelo que os permite desconectar-se deste “mundo exterior” problemático, hostil demais para quem só sabe pensar, não sabe agir, então para entender o que está acontecendo se isola, pois em seu mundo interno tudo funciona como imagina em sua mente.
Até mesmo seus sentimentos são racionais, por vezes parecem ser pessoas frias, mas seus sentimentos estão muito vívidos em sua racionalidade. Uma crítica sobre sua roupa ou corpo não lhes diz nada, mas se criticarem suas ideias ele vai se isolar e excluir te do acesso ao seu mundo interno. Os pensamentos de um esquizóide são seus tesouros, mesmo porque é ali que estão guardados os seus sentimentos.
Traço de carácter Oral:
Para os mais orais é normal sentir um grande vazio dentro de si, são pessoas carentes devido sua dor existencial, o abandono. Tem vontade de chorar, falar de seus sentimentos, deixar a dor doer e receber afago de alguém que se importe com ele, que ouça e dê carinho sem questionar, isso vai preencher o vazio por um tempo.
Mas chorar ou pedir colo não é muito aceito em nossa sociedade, principalmente se forem homens adultos, neste caso outra válvula de escape aparece: Comer! Ou seja, enquanto esta pessoa estiver a viver apenas na sua dor existencial esta será a melhor maneira de sobreviver neste mundo de abandono.
Para os orais a solidão é péssima companhia, estará melhor acompanhada de pessoas, principalmente se forem também orais ou os masoquistas, de quem vamos falar mais adiante.
Traço de carácter Psicopata:
A dor desse traço é a dor da manipulação. Mais frios e emocionalmente distantes, detestam sentir-se usados ou manipulados, escondem seus sentimentos como forma de proteção e preferem que os outros lhes fiquem devendo, que o contrário, sempre atuando com justiça nas situações.
Sua confiança nas pessoas é debilitada justamente porque a dor que busca evitar é a dor da manipulação, ele DESconfia das pessoas até que se prove o contrário. É muito difícil ganhar sua confiança!
Por desconfiar, sua necessidade de controlar é aumentada, tendo necessidade de ditar as regras, garantir que o que importa para eles será levado em consideração e evitar sentirem-se controlados ou usados de novo.
Traço de carácter Masoquista:
Outro traço que se fecha no seu mundo, são pessoas caladas que guardam seus sentimentos. Decepcionar, desapontar ou frustrar a expectativa do outro é muito penoso para o masoquista. Eles calam-se quando algo está a sair errado ou quando está a sofrer.
Este é seu mecanismo de defesa para não se sentirem humilhados, sua dor existencial e, é justamente isso que dá ao masoquista sua característica de ser forte e suportar as dificuldades evitando as humilhações.
Costumam relatar fatos ou situações, mas nunca falam de seus sentimentos. Importam-se com os sentimentos dos outros, escutam, dão valor, respeitam e não saem falando por aí para não correr o risco de receber críticas, julgamentos ou reprovações a respeito do que guardam dentro de si.
Traço de carácter Rígido:
Tem dificuldades de fazer escolhas, tomar decisões e normalmente exigem muito de si e das pessoas à sua volta por mais incríveis que já sejam, como se “nada fosse tão bom que não pudesse ser melhorado!”
Em suas relações com o mundo, coisas ou pessoas, estão sempre a buscar mais uma opção, isso faz com que sintam-se mais seguros nas relações amorosas, familiares, sociais ou profissionais. Mas em contra partida, não suportam pensar que as pessoas com quem se relacionam tenham opções melhores que eles, sendo portanto também os mais ciumentos, mesmo tendo os corpos mais harmônicos e delineados.
Sendo assim, a competitividade acaba por ser outra característica dos Rígidos, não jogam por brincadeira, o segundo lugar não é aceitável então jogam sempre pra valer!
Quando vive na sua dor existencial acaba por extrapolar todos os níveis de exigência, sentindo até dores corporais e uma necessidade de controle extremo.
Espero que tenham se identificado e se tiverem questões podem falar nos comentários que será muito bom conhecê-los melhor.
Até a próxima com muita ciência e leveza!
Clara Schuhli